14º Congresso da Federação Agostiniana Brasileira - FABRA

Aconteceu, de 15 a 19 de janeiro de 2018, em Perus-SP, o 14º Congresso da Federação Agostiniana Brasileira - FABRA, da qual fazemos parte como Agostinianos Assuncionistas. O evento contou com a participação de mais de 200 inscritos, religiosos e leigos, provenientes de diversas partes do Brasil, e abordou, de forma profunda e dinâmica, o tema “A liberdade segundo Santo Agostinho”. Deste tema, o Bispo de Hipona se ocupou em várias obras, de maneira especial em O Livre arbítrio, de onde veio a inspiração para o nosso lema: “A nossa liberdade é esta: estar sujeito à Verdade!“ (“O Livre arbitrio” II,13,37).

A abertura contou com a reflexão do Dr. Fernando Altemeyer Júnior, teólogo e professor da Puc-SP, que procurou situar-nos em relação ao assunto: “Por onde andas Liberdade? A Busca por Liberdade no mundo contemporâneo”.  Visitando textos agostinianos, o Frei Arthur Vianna Ferreira, Agostiniano Descalço, nos instigou corações e mentes ao explanar sobre a “Liberdade e Educação em Santo Agostinho”.

Finalmente, o Frei Rafael de la Torre, agostiniano da OSA, nos ofereceu uma reflexão sobre “Santo Agostinho, enamorado da beleza espiritual: perspectivas para a vivência da liberdade”, mostrando, dentre outros, que liberdade e graça no pensamento de Agostinho se coincidem e dão um dinamismo todo particular ao processo humano do homem aberto à transcendência.

Atividades diversas foram introduzidas na pauta do Congresso ao longo de cada jornada, favorecendo, com isto, ora o recolhimento interior, ora a convivência fraterna entre as diversas representações.

Nossos agradecimentos a todos os que contribuíram para este tempo de graça. Oxalá, no próximo, consigamos aumentar o número dos nossos participantes da Província!

Pe. João Gomes, A.A
Monitor e Membro da Equipe Organizadora